O que Avaliar na Hora de Comprar o Primeiro Imóvel ?

  • 3 anos atrás
  • 0

O que avaliar na hora de comprar o primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel é um pouco mais complexo do que qualquer outro processo de compra. Para essa tomada de decisão, você precisa de algumas informações que fogem da sua zona de conforto. E esse talvez seja o maior investimento da sua vida, pelo menos até o momento, afinal é o seu primeiro imóvel. Para lhe ajudar nessa escolha montamos esse checklist do que avaliar na hora de comprar o primeiro imóvel.

Comprar um imóvel ainda é um dos investimentos mais seguros no mercado, isso porque os imóveis tendem sempre a aumentar seu valor com o passar do tempo e não estão tão vulneráveis às flutuações de mercado como a maioria das opções de investimento. A aquisição do primeiro imóvel não só é um investimento seguro como libertador, afinal você deixa de pagar uma despesa que é o aluguel, para começar a investir em um patrimônio para você e sua família.

Mas, para dar esse grande passo você precisa conhecer o caminho que está trilhando. Vamos conhecer alguns aspectos importantes dessa viagem até o seu novo lar?

 

Organização Financeira

Para realizar um investimento tão vultuoso você precisa estar muito ciente da sua situação financeira e ter uma boa projeção orçamentária para estabelecer os limites financeiros da compra do primeiro imóvel. Até onde pode chegar a negociação da parcela de entrada? Você vai financiar? Com uma instituição ou construtora? Quem oferece os menores juros? Tem o valor integral para pagar à vista? Negocie!

Escolha uma construtora que ofereça sanar suas dúvidas, que preste uma assessoria nas questões burocráticas e as possibilidades de financiamento. Na SCIRE Empreendimentos temos corretores exclusivos da construtora, para que possam auxiliar o cliente nestas definições. Eles prestam o atendimento profissional para assessorar exatamente sobre qual linha de crédito e valor você terá disponível a partir de uma parcela que caiba no seu orçamento.

Agora, se você possui uma boa soma de economias, é importante avaliar se o juro de um financiamento é maior ou menor do que o juro de onde seu dinheiro está aplicado. Procure sempre a opção que valorize mais o seu capital.

 

Definir Prioridades

A partir da definição do valor que você dispõe para a compra do primeiro imóvel o próximo passo é analisar suas opções de investimento, os imóveis que estão no mercado dentro da faixa de custo que você estipulou. E, dentre as opções, analisar quais se enquadram com as suas necessidades.

Se faça perguntas como: qual a metragem ideal? Qual a melhor localização? Como está valorizada essa localização? Como é a segurança na área? O que é mais importante, proximidade dos familiares ou do local de trabalho? Facilidade de locomoção e acesso a meios de transporte são importantes para você? Prioriza acesso à escolas e áreas de lazer? Silêncio e uma zona residencial são fundamentais? Qual a infra-estrutura oferecida além da sua área privativa ?

 

Histórico da Construtora

Procure conhecer os responsáveis pela edificação do imóvel, isso vai lhe dizer muito sobre a qualidade dele. Empresas estabelecidas no mercado com saber notório na área como a construtora Scire vão lhe transmitir a segurança e certeza do melhor investimento.

 

Documentação

Um fator muito importante a ser considerado na hora da compra do primeiro imóvel é a situação documental. Imóveis novos ou na planta normalmente estão com a documentação em dia, respeitando as legislações mais recentes, já os imóveis usados podem apresentar pendências documentais, disputas litigiosas ou taxas e impostos em atraso.

Procure verificar se o imóvel dispõe de matrícula e certidão de registro de imóveis, além de observar a situação legal do mesmo junto aos órgãos públicos, se possui habite-se, se os impostos estão pagos, se está de acordo com o plano diretor do município, etc.

Além de buscar por imóvel regularizado para evitar futuras dores de cabeça, saiba que situações documentais complicadas além do desgaste físico geram mais gastos financeiros que não estavam previstos no seu orçamento.

Esperamos tê-lo ajudado nessa etapa de sua vida! Escolher o primeiro imóvel é um dos marcos na história de vida de qualquer pessoa e com a orientação correta será lembrado com felicidade e satisfação.

Participe da discussão

Comparar listas

Comparar