Reaproveitamento de materiais como decoração para o apartamento

  • 2 anos atrás
  • 0

Sustentabilidade não é uma palavra da moda que você usa quando quer impressionar alguém, mas sim uma postura que você adota na vida. Está presente em todas as  atividades do seu dia a dia e na forma como você se relaciona com o mundo. Desde fechar a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes até o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais.


A sobrevivência do nosso planeta e da vida como conhecemos depende dessa mudança e todos nós somos responsáveis por este processo. Se você já faz parte desse movimento global e está sempre procurando novas práticas sustentáveis, esse texto é para você! Vamos mostrar como o reaproveitamento pode ajudar na redução de resíduos e ainda gerar economia com a criação de objetos funcionais.


Sustentabilidade e os 5 R’s
Os 5 R’s são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lidamos com os resíduos gerados. Os 5 R’s consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Recusar o consumismo desenfreado. Reduzir o consumo de forma geral. Reaproveitamento de materiais
dando novas funções aos objetos e reciclagem gerando matéria prima a partir de objetos de descarte. Ao aplicar estes princípios dos 5 R’s você estará adotando
efetivamente um modo de vida sustentável

O que é o reaproveitamento de resíduos ?
Reaproveitamento significa utilizar novamente um produto, algumas vezes modificando suas propriedades físicas, mas mantendo a mesma composição química. Os materiais podem ser reaproveitados em um novo ciclo de consumo ou até mesmo para confecção de um novo produto. Os métodos de reaproveitamento de resíduos mais comuns são a reciclagem, compostagem, biodigestão e desenvolvimento de novos produtos.

Reaproveitamento: faça você mesmo
Muitas técnicas de DIY (do inglês, Do It Yourself, que se traduz por “Faça Você Mesmo”) já são nossas velhas conhecidas e continuam conquistando novos adeptos todos os dias. É muito comum que as pessoas procurem formas pontuais de
reaproveitamento para um material específico ou diante de uma necessidade específica, mas o que gostaríamos de mostrar aqui é como o reaproveitamento pode fazer parte da sua rotina. Para mais que uma decoração de festa improvisada ou dar uma utilidade para um resto de obra ou algo pontual, o reaproveitamento é feito no dia a dia quando você não desperdiça alimentos, reutiliza papéis, aproveita as caixas de papelão para organizar materiais, reutiliza envelopes e papéis de presente, substitui as sacolas plásticas por sacolas ecológicas ou reaproveita os potes de vidro e plástico.

Além das pequenas ações cotidianas, para quem tem criatividade (ou internet) o céu é o limite! Sabia que existem mais de 102 formas de reaproveitamento para um rolo de papel higiênico?! De porta jóias à porta guardanapos, passando por toda sorte de artigo decorativo e diversos formatos de embalagens para presente, tudo feito a partir de um rolo de papel higiênico, quer dizer, não o rolo inteiro, só aquele rolinho que vai para o lixo quando o papel acaba…

 

 

Com certeza você já ouviu falar em pallet, os queridinhos do momento. Pois então, as estruturas de madeira, fundamentais no transporte de produtos em supermercados, transportadoras e no varejo, podem ser reaproveitadas em mais de 70 formas diferentes como móveis ou elementos decorativos. Outro material muito reaproveitado seja na decoração ou mesmo na organização e confecção de mobiliário é o bom e velho caixote de feira. E quando você menos espera uma gaveta vira moldura de quadro, seus potes de vidro agora são porta-retratos e vasos de plantas e a banqueta antes usada para sentar virou pé de mesa. Os potes de sorvete não decepcionam mais ninguém com feijão no freezer porque estão organizando as meias e roupas de baixo lá na gaveta do armário. E sabe aquele pneu velho que sobrou depois da troca? Vai acabar parando na sala como um moderno puff…

Alguns materiais podem precisar de uma ajudinha para o reaproveitamento, como é o caso de pilhas, baterias e até mesmo o óleo de cozinha. Nada vai para o lixo, nas maiorias das cidades já existem pontos de coleta para esses materiais onde terão como destino o reaproveitamento. Afinal, você sabia que pode se fazer detergente a partir do óleo vegetal? Até o que você menos espera tem reaproveitamento, quer ver? Muitas vezes quando você compra medicamentos ou materiais de couro junto vem uns saquinhos pequenos com bolinhas de sílica dentro para absorver a umidade. Pois então, esses saquinhos de sílica são ótimos companheiros no armazenamento de equipamentos eletrônicos como câmeras fotográficas e celulares! E o saquinho do chá? Guarde! Ele será um aliado na limpeza da casa, especialmente para remover manchas em vidros e tapetes.

Estilo de vida sustentável como já falamos, sustentabilidade é um estilo de vida. Além do reaproveitamento e da reciclagem, precisamos primeiro pensar em diminuir o consumo e a produção de lixo. Minimizar a quantidade de lixo produzida no cotidiano é parte de um ciclo de reaproveitamento que minimiza o impacto humano no meio ambiente e aprimora a qualidade de vida de toda a sociedade. Nesse sentido sugerimos algumas atitudes que auxiliam na redução de resíduos como o planejamento das compras mensais. Comprar embalagens maiores além de ser econômicas é sustentável. Assim como promover todo aproveitamento de papel, desde a impressão frente verso até trocar os boletos e cupons fiscais impressos por digitais. Materiais descartáveis como pratos e copos podem até ser mais práticos, mas não ajudam o meio ambiente… procure substituí-los por materiais reutilizáveis como vidro e porcelanas. Aliás, reduza o uso de plástico de forma geral, como trocar a água engarrafada por um filtro de barro.

Enfim, como você pôde ver, são várias pequenas coisinhas que você pode mudar na sua vida sem sofrimento e que acabarão lhe levando a novos hábitos mais saudáveis. Ah, e não esqueça: se a sustentabilidade é um modo de vida, ela passa também por onde você mora e como você utiliza os recursos naturais. Esperamos que tenha gostado das dicas e até a próxima!

Participe da discussão

Comparar listas

Comparar